PostHeaderIcon O Instituto


A (+)   a (-) 
Fonte original  

O INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA CONSTITUIÇÃO E PROCESSO nasceu em 2006, por iniciativa do Professor Dr. Fernando Horta Tavares, juntamente com alunos da Graduação e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus do Coração Eucarístico.

O objetivo inicial foi de desenvolver encontros regulares entre pesquisadores com interesse na área do Direito Constitucional e do Direito Processual, promovendo debates que auxiliassem nas reflexões sobre os conteúdos curriculares ministrados nas duas disciplinas.

Em pouco tempo, porém, o grupo inicial de 30 alunos e alunas, que desenvolviam trabalhos científicos e apresentavam publicamente os resultados das pesquisas, ganhou tal repercussão no meio acadêmico que, hoje, passados apenas quatro anos, conta com 250 integrantes, organizados em grupos e subgrupos que abordam diversos temas da atualidade e de relevância no mundo jurídico.

O Grupo de Pesquisas foi registrado junto ao CNPq, com certificação pela PUC-MG, e, desde a sua fundação, promove anualmente Ciclos de Pesquisas em Teoria do Direito, Processo e Constituição.

Cada Ciclo de Pesquisa tem seus resultados divulgados por meio de Seminários, que ocorrem tanto na PUC Minas, quanto em outras Instituições de Ensino. Além disso, há também a publicação de artigos em revistas nacionais e internacionais e a participação em Congressos e Colóquios.

Por fim, vale a pena registrar, na apresentação do Instituto, que sua existência e permanência, com o sucesso que vem alcançando na Academia, deve ser atribuída à incrível dedicação de sua diretoria, composta por alunos da graduação e da pós-graduação. Esses jovens pesquisadores demonstram que o Brasil é portador de talentosos e competentes pensadores de um Direito capaz de transformar a sociedade pelo esclarecimento que só o conhecimento pode trazer.

btn-voltar Retornar a Página Inicial